Supermercados mineiros crescem quase 3% e investem mais que o esperado

O faturamento do segmento supermercadista mineiro atingiu R$ 35,8 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 2,98% em relação a 2017. Os dados são da pesquisa “Termômetro de Vendas”, da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).

A expectativa no início do ano passado era de que 60 lojas seriam inauguradas ao longo do ano em todo o estado. A expectativa foi superada, com 69 novas unidades. A AMIS aponta também investimentos acima do estimado, passando dos esperados R$ 440 milhões para R$ 514 milhões.

Atacarejo e varejo de proximidade

O modelo atacarejo ganhou 25 unidades, sendo 22 novas lojas e três transformadas de outros formatos. Mas as lojas de vizinhança continuam predominando nos investimentos dos supermercadistas. Durante o ano, foram abertas 45 unidades de vizinhança.

As outras duas lojas abertas foram um hipermercado compacto e uma express. Esse último modelo, que contempla pequenas lojas, deve ganhar força no setor em 2019.

Projeção para 2019

De acordo com os dados iniciais levantados pela AMIS, o segmento em Minas Gerais deve ter um crescimento na casa dos 4% em 2019 e cerca de 70 unidades deverão ser inauguradas. Os supermercadistas mineiros esperam abrir mais 7,3 mil novos postos ao longo de 2019.

(Por NoVarejo – Raphael Coraccini via ESPM Varejo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *