Quais serão as tendências do varejo em 2019?

O mercado competitivo é um desafio para qualquer empresa. Ganhar espaço entre as novas marcas e as já conhecidas pelo público é um trabalho que demanda muito planejamento. Ainda mais hoje em dia, em que as tendências do varejo mudam a todo instante.

Nesse sentido, as empresas precisam ficar atentas para se manter atualizadas, oferecer a melhor experiência ao cliente e garantir uma trajetória de sucesso. Do contrário, quando não acompanha esses avanços do mercado e da tecnologia, a marca corre o risco de ser ultrapassada pela concorrência, perdendo clientes e vendas.

Quer saber quais mudanças vão chegar no mercado em 2019? Continue a leitura e confira uma lista com os principais destaques para o próximo ano!

Integração de lojas físicas e virtuais

tecnologia de comunicação avança de maneira surpreendente, conectando cada vez mais os consumidores. Seguindo a mesma lógica, uma das principais tendências do varejo é que os negócios integrem todos os seus sistemas.

Esse tipo de mudança já está acontecendo em diversas empresas, tendo como foco oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor. Dessa forma, é possível iniciar uma compra on-line e retirar o produto na loja física, por exemplo, ou avaliar um item no estabelecimento e finalizar a sua aquisição utilizando um smartphone.

Transformação de lojas físicas em show rooms

Outra mudança que está acontecendo diz respeito à forma como o varejo apresenta os seus produtos aos clientes. A função dos estabelecimentos está mudando bastante nos últimos anos, de maneira que os compradores vivenciem a compra de maneira diferenciada: escolhendo os itens desejados e os recebendo diretamente em suas casas.

Essa ideia de transformar as lojas em show rooms proporciona requinte no momento da compra — além de oferecer ao cliente o benefício de não precisar se preocupar com o transporte do produto, valorizando o seu conforto e privacidade.

Crescimento do número de consumidores com mais de 60 anos

A terceira idade está cada vez mais consumista! A nossa sociedade está envelhecendo, mesmo sem querer, o que vem destacando os idosos como um dos públicos que mais consome no mercado. Por isso, uma das principais tendências do varejo para o próximo ano é encontrar coleções, lojas e vendedores preparados para atender as necessidades desses consumidores.

Divisão do mercado em nichos

Os nichos são parcelas da sociedade ainda pouco exploradas pelo varejo — logo, cheias de potencial. Para elaborar estratégias de aquisição desses consumidores, é preciso entender e priorizar essa segmentação, algo que já vem sendo feito por muitas empresas atualmente.

A verdade é que as marcas estão se moldando conforme o comportamento do consumidor. Com isso, a divisão do mercado em nichos é uma maneira eficiente de entender as suas necessidades e expectativas, melhorando os resultados alcançados.

Com essas tendências do varejo podemos perceber que as lojas físicas precisam mudar o PDV para conquistar a atenção do seu público. Além disso, a exigência do mercado também prioriza a ideia de que o atendimento ao cliente precisa ser impecável. Apenas com essas análises é que é possível aumentar as chances de fidelizar um comprador e crescer no mercado de atuação!

Então, o que você achou deste post? Se gostou, aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais!

(Por Pricefy via Varejo ESPM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *